(Lecteurs francophones, cet article existe aussi en français).
Eu já falei sobre isso aqui em TravelSteph, a Cidade Maravilhosa recebe na Cidade do Rock o evento Rock in Rio, o maior festival de musica do mundo, segundo a organização. Como eu mencionei em meu artigo de dezembro 2010, os Rio Card –tipo de ingresso- vendidos em dezembro 2010 esgotaram muito rapidamente; enquanto o programa não era sequer conhecido. No outono (maio-junho), quando a venda dos “reais” ingressos iniciou, eles também foram vendidos muito rapidamente: os ingressos esgotaram em 10 horas por internet e em 4 dias nos outros pontos de venda (e havia uma fila de horas durante o horário comercial, assim, impossibilitando a compra se você trabalha).
Então, eu encontrei-me sem ingresso.
Algumas semanas atrás eu tive uma idéia: levar o conceito de Sarah, uma francesa que viajou em torno do mundo e que eu recebi por 10 dias durante o carnaval de 2010. Se você já leu TravelSteph (em francês ou com um tradutor!), talvez você se lembre do conceito de « um sorriso por um ingresso grátis”. A idéia é simples: ir para o portão de entrada de um evento (show, jogo de futebol, etc) e perguntar às pessoas se elas têm um ingresso grátis em troca de um sorriso. Engraçado ou loucura essa idéia? Talvez, mas funciona bem. Sarah tem visto 25 shows (Coldplay, U2, Madonna, ACDC, Depeche Mode, The Killers, etc.) e 6 jogos de futebol (incluindo a final da Copa do Mundo na África do Sul) em muitos países através do mundo.
Na semana passada eu criei, com uma colega que gosta de design, uma placa “Garoto Francês oferece um sorriso por um ingresso grátis » para os shows de sábado, segundo dia do festival. A partir do ponto de ônibus em frente da minha casa o povo começou a me perguntar sobre a placa…

Garoto Francês oferece um sorriso por um ingresso grátis – Rock in Rio
No final da tarde eu cheguei na entrada da Cidade do Rock e comecei a mostrar a minha placa para as pessoas que estavam passando para entrar. Estava lá apenas alguns segundos e algumas pessoas já queriam tirar uma foto minha ou tirar uma foto da placa – outras pessoas tiraram fotos de longe, mais ou menos discretamente. Eu mesmo encontrei no Facebook uma foto minha tirada por uma amiga de uma amiga de uma amiga … Eu logo comecei a falar com um monte de pessoas diferentes que me ofereciam bebidas por realmente terem gostado da idéia, mas que não tinham ingresso adicional. Eu, provavelmente, fiquei por volta de 2h30, alternando entre mostrar a minha placa, papear com desconhecidos e tirar fotos. Essas 2h30 passaram rapidamente e foram muito legais!
A grande maioria das reações foram positivas, a maioria das pessoas riam (positivamente) ao ler a placa. Muitas pessoas vieram me dizer que eles acharam a idéia excelente (obrigado Sarah!), muito criativa e muito simpática e me desejaram boa sorte. Ademais, muitas pessoas vieram até mim e disseram: « eu tenho apenas um ingresso, mas eu vou te dar, seu conceito é realmente excelente »…mas claro que eles não me dariam os seus únicos ingressos… Eu não conto as dezenas de pessoas que me disseram « bonjour » (olá) ou “bon courage” (boa sorte) em francês. Também tive reações « neutras », eu acho que algumas pessoas realmente não entendem o princípio… E como sempre, eu tive (algumas) reações negativas: pessoas que riam de mim, me dizendo que eu sempre posso sonhar mas nunca vou receber um ingresso grátis, até, diretamente, pessoas que me diziam que eles não gostaram. Infelizmente, eles não pararam para que eu pudesse discutir sobre isso com eles para entender o que eles não gostavam. É uma pena porque teria me interessado (as únicas pessoas com quem falei que não gostaram estavam tão bêbadas que eu não tinham qualquer razão ou explicação…).
Depois de cerca de 2 horas 1/2 de pesquisa, mudei a minha estratégia. Percebi que mesmo chamando a atenção das pessoas, às vezes até demais -como esse grupo de gente que começou a cantar « francês francês francês » quando eles viram a placa- as pessoas que tinham ingressos não vinham até mim. A minha nova estratégia foi de esconder a placa nas minhas costas, ir até os grupos de pessoas que estavam com os ingressos saindo do bolso e dizia « Boa noite. Você tem um ingresso grátis para mim?” com um grande sorriso e, uma vez terminada minha frase, mostrava a minha placa. Surpresa garantida das pessoas! E depois de perguntar 3 ou 4 grupos de pessoas, desta maneira, uma pessoa entregou-me um ingresso. Foi ganho! Evelyn, a brasileira que me deu o bilhete, estava lá com uma amiga e uma terceira pessoa deveria acompanhá-las, mas não pôde vir, então elas tinham um ingresso extra. Fiquei feliz que esta primeira experiência « sorriso por um ingresso grátis » funcionou. Eu desejei uma boa noite aos membros da segurança / organização com quem conversei durante o tempo que fiquei lá e entrei na Cidade do Rock com as 2 Brasileiras. Com sorriso nos lábios.

Primeiro ingresso grátis para o Rock in Rio, oferecido pela Evelyn
Dentro, eu vi de novo muitas pessoas com quem eu falei na entrada da Cidade do Rock, a maioria me perguntou se realmente funcionou (e algumas não acreditaram!). Durante a noite inteira eu ouvi « ho francês! » das pessoas que me reconheciam (mesmo que, infelizmente, sem a placa por causa da chuva). Esta noite de sábado na Cidade do Rock, eu era, provavelmente, o mais conhecido dos desconhecidos!
Esta experiência “sorriso por um ingresso grátis” foi realmente um bom momento, tanto a pesquisa como as brincadeiras dentro da Cidade do Rock. E foi bom participar deste evento Rock in Rio. Eu pude assistir aos shows de Capital Inicial, Snow Patrol, e, especialmente, o Red Hot Chili Peppers (esse último foi muito bom).
Mas aquele sorriso por um ingresso grátis é mais do que apenas um ingresso grátis é, acima de tudo, uma oportunidade de encontrar novas pessoas para conversar e rir. CouchSurfing é mais do que um sofá grátis, é uma forma de facilitar o intercâmbio cultural entre os povos. Este « sorriso por um ingresso grátis » é uma forma de criar link e facilitar o intercâmbio entre pessoas de todas as origens. Sim, devemos ter um mínimo de “culot” (coragem) para solicitar um ingresso grátis para desconhecidos, mas rapidamente o jogo fica bem divertido!
As pessoas que me conhecem sabem, eu adoro viajar de carona (hitchhiking). Infelizmente isso não é recomendado no Brasil. Esta pesquisa « sorriso por um ingresso grátis » é para mim um jogo próximo ao pedir carona. Esta é uma oportunidade para conhecer pessoas muito diferente de todas as origens. Eu gosto.
É claro que a parte do desconhecido (se vai funcionar ou não?) é grande, mas é também o que faz o “charme” do conceito! Portanto, este sábado funcionou bem para entrar na Cidade do Rock, mas não tenho a menor idéia do resultado das futuras tentativas. De qualquer forma, em breve vou repetir a experiência, ainda há quatro dias de shows do Rock in Rio. Espero que as coisas vão tão bem quanto. Mas em todo o caso, o câmbio na entrada faz valer a pena tentar.
Até logo,
8 Comments
Adorei! Acho que você deveria ter saído em algum jornal contando a sua história! haha
Lovely!!! muito divertido!!!
Dre, não vi jornalista sábado na Cidade do Rock, mas talvez esse sexta ou sábado, quem sabe?! Hehe
Caro, obrigado 😉
Stéphane! Aqui é a Bru, a « amiga, da amiga »! hahahaha adorei seu artigo! Sucesso nas próximas tentativas!
e eu sou « a amiga da amiga da amiga » HAHA eu botei sua foto no facebook (: te vi lá na porta, achei a ideia muito boa! adorei! confesso que pensei que não fosse dar certo, mas ainda bem que você conseguiu entrar. beijo
Steph, Great ideia!
Que pena que não te vi por lá ontem!
=)
que bom ver vc distribuindo sorrisos…
Bruna e Renata, obrigado pelos comentários por ai, gosto! E acho bem engraçado de ver a foto minha no seus Facebook! Beijos
Vivien, hehe, a próxima ver (Rock in Rio 2013) você poderá me ver na entrada!
Obrigado Monica!
A todos : postei um novo artigo sobre o « sorriso por um ingresso grátis » : http://www.travelsteph.com/index.php?option=com_content&view=article&id=447